sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A Oposição contra Deus


"Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses; e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu. Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação.". Apocalipse 13:5-7

Quero pedir licença aos leitores deste espaço, acostumados a reflexões mais devocionais, para abordar um tema mais focado no nosso cotidiano atual, mas que também tem sérias implicações espirituais. Diante de um noticiário com tantos escândalos na política, um assunto de grande relevância passou desapercebido. A Procuradoria Regional dos Direitos Humanos de São Paulo, um braço do Ministério Público, ajuizou uma ação civil pública pedindo que a União remova bíblias e crucifixos das repartições públicas federais. A argumentação da ação: o Estado brasileiro é laico, e não poderia ostentar símbolos de uma crença sem “ofender” as demais. Noutro episódio, recentemente, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou a intenção de proibir que os jogadores utilizem, embaixo de seus uniformes, camisas com frases bíblicas ou de qualquer outra motivação. A justificativa, neste caso, é parecida com a outra: a manifestação de fé de um ou outro jogador (os evangélicos, principalmente), pode “ofender” alguma pessoa.
O que está em curso, tanto na ação judicial quanto na decisão desportiva, é uma marcha de aberto preconceito anticristão. Estão corretos os que dizem que o Estado brasileiro é laico (não endossa nenhuma religião oficial), mas Estado laico não significa Estado laicista (que promova abertamente a não-religiosidade), muito menos Estado ateu (que proíba claramente a crença em Deus). E vale dizer que a boa doutrina política consagra que um país não é formado somente pelo Estado (aqui entendido como o governo). Um país é formado por Estado, Território e Nação. O Estado brasileiro pode ser laico, mas a Nação, a imensa maioria da população, professa a fé em Deus.
Em nome de uma falsa razão, está em curso um pensamento típico de regimes totalitários. Não se pode simplesmente apagar a Bíblia e a Cruz da história da nação, como se a fé cristã não tivesse tido qualquer participação na formação sócio-cultural do país. Não se pode impedir que um jogador de futebol, ou qualquer cidadão, manifeste abertamente sua fé, sob falsos pretextos de “ofender” alguém. Ora, que valores tão ofensivos uma camiseta com frases bíblicas pode encerrar? A mensagem do amor ao próximo? O perdão? A convivência solidária? Em que isso pode deixar alguém “constrangido”? Com todo o respeito, se alguém se sente constrangido por essa mensagem, o problema é de quem se constrange, não da mensagem ou do mensageiro.
É preciso que os cristãos estejam vigilantes, e se preparem. O livro de Apocalipse fala claramente a respeito do Espírito do Anticristo. A Segunda Carta aos Tessalonicenses, capítulo 2, versículo 4, afirma que esse espírito “se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou objeto de culto; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”. A Falsa Razão, que tenta assumir o lugar de Deus no mundo e na história, já está fazendo das suas.
Deus te abençoe abundantemente.

11 comentários:

  1. ótimo blog pastor... meus pais são evangélicos... eu ainda não...
    Q Deus nos abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. aqui no brasil as pessoas tem preconceito contra o cristianismo,mas não com religiões mais estrangeiras.talvez é só p´reconceito contra a propria cultura

    ResponderExcluir
  3. acho sua opinião meio radical também. Você tem preconceito contra as pessoas que não acreditam em Cristo ou Deus.

    ResponderExcluir
  4. axo q referente a camisa tá certo cara
    o cara q sofreu o gol pode seguir a msm religião do que fez, pra que colocar Deus no meio. agora em relação a deixar biblias e crucifixo nada a ver

    ResponderExcluir
  5. "Estão corretos os que dizem que o Estado brasileiro é laico (não endossa nenhuma religião oficial), mas Estado laico não significa Estado laicista"

    Caro pastor, quando um cidadão vê afixada na parede da Suprema Corte brasileira a cruz de Jesus, é inevitável que seja feita uma relação mental entre o que professa a bíblia cristã e o que a corte profere. Vemos desde já que, como sua própria religião assenta, a justiça divina é outra que não a Justiça dos homens, e se as sentenças de uma não entram em ainda mais constantes conflitos com a outra, é porque os fiéis adequaram o que estava escrito para que não ficasse ele totalmente insustentável.

    Concordo que proibir jogadores de alardearem sua fé cheira a caça às bruxas, mas é certo que as Instituições democráticas não podem nem devem se apoiar nesta ou naquela crença. O cristianismo um dia também vai passar, mas procuramos um modo decididamente duradouro de organizar a sociedade -- pelo que não o podemos vincular com a fé do povo, seja ela majoritária ou não.

    E peço, antes dizendo que o faço sem preconceitos, que não deixe de publicar este post, a bem do diálogo. Odeio ateus que ostracizam cristãos, e o oposto é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  6. Acho preconceito uma "coisa" lamentável e é o que acho desse seu texto, da mesma forma que qualquer pessoa tem o direito de acreditar em Deus, ou em quem quiser, tem o direito de não acreditar, a decisão é de cada um, agora da mesma forma como não acho feliz pessoas que se acham melhores do que as outras apenas pelo fato de não acreditar em Deus, tb acho a recíproca verdadeira.Acho que cada opinião deve ser respeitada, sem preconceitos.

    ResponderExcluir
  7. Caríssimo Cláudio,
    Pelos comentários é fácil ver que as pessoas não compreendem o que lêem. E outras falam do que não sabem e não entendem.
    Mas como se espantar? Sem absolutos e neste afã por secularização é isso mesmo que temos. Schaeffer estava certo quanto à morte da razão. Ou seremos ingênuos em pensar que as coisas não estão ligadas umas às outras?
    Desculpe-me, não objetivo polemizar (aqui) com quem quer que seja. Apenas que os comentários mostram que a falsa razão não tenta assumir, mas já assumiu o lugar de Deus. Cuidemos nós para fazermos parte do remanescente!
    Em Cristo,
    Roberto

    ResponderExcluir
  8. eis que vos enviocomo ovelhas ao meio de lobos;portanto sede prudente como as serpentes e simplices como as pombas.é uma vergonha ver o evangélio ser redicularizado e banalizado por homens que dizem ser servos de Deus;em especial por celebridades como kaká,abrir precedentes p/tal vergonha ele deveria ter o cuidado sendo ele membro da reinascer;irmãos atentem p/1ªcron 7:14 usem o nome de Deus com decência sejam prudentes,e não venhaõ dizer que não compriendo ou não entendo o que leio,tá roberto vargas pois como vcs sou servo de Deus foi ele quem me chamou e não homens;vcs deveriam estar evangelizando este povo e não defendendo as meninices do kaká,ponhão os juelhos no chão e olhem p/Cristo p/não ouvirem o que marta ouviu.espero que este post seja publicado em demonstração de:respeito,liberdade econsideração aos internautas e que Deus use de misericórdia p/com todos nós!!!.

    ResponderExcluir
  9. Caro "remanecente",

    Quem defende o Kaká ou quem quer que seja? Vá ao meu blog e veja o que penso das manifestações religiosas no esporte.

    O que tem a ver sua não compreensão de textos com seu chamado? Sobre seu chamado não posso dizer nada, exceto que, se foi mesmo chamado, sinceramente espero que Deus o abençoe em seu ministério. Quanto ao meu comentário, este eu posso dizer com certeza que você não compreendeu (e, provavelmente, alguma carapuça lhe serviu). Minha crítica não é aos comentários ou aos comentaristas, mas à "morte da razão", conforme Schaeffer.

    Mas lhe dou dois conselhos, para seu bem (e sem ironias):
    1)Aprenda a escrever. Não, isso pode não ser fundamental, mas é até difícil entender o que você quer dizer, tantos são os erros de ortografia e a falta de coerência entre as sentenças.
    2)Procure conhecer um assunto antes de falar sobre ele. Isso sim é fundamental. Diante da seriedade e complexidade do tema, é infantil toda essa sua "lição de moral" para o "vcs" em que você procura me incluir.

    No mais, estou de acordo com você que nós todos precisamos da misericórdia de Deus!

    No amor do Misericordioso Deus,
    Roberto

    ResponderExcluir
  10. Caríssimo Cláudio,
    Li seu comentário no meu blog. Agradeço sua visita e o próprio comentário.
    Veja, para você ter uma idéia melhor sobre o que penso das manifestações religiosas no esporte, é melhor ler uma série de cinco postagens a propósito do comentário do Juca Kfouri em seu blog. Minhas postagens se iniciam em: Das bobagens que se dizem por aí.
    De todo modo, adianto que concordo com sua posição. Se dei a impressão que não, então não me fiz entender.

    Grande abraço, no Senhor,
    Roberto

    ResponderExcluir
  11. Eles querem impedir quea palavra seja pregada, mas está escrito vamos conseguir usando tudos os meios possiveis, vamoe levar onome de Jesus a cada canto deste planeta.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net
    www.twitter.com/blogdorubinho

    ResponderExcluir