quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sarando o Narcisismo...


“Quando, porém, o seu coração se elevou, e o seu espírito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do trono real, e passou dele a sua glória”.
(Daniel 5:20)


Muito se tem falado na era moderna a respeito dos males da depressão na atualidade. De fato, não há dúvida sobre quanto mal esta patologia tem causado em centenas de vidas humanas, destruindo lares e abatendo trajetórias promissoras, principalmente por ser uma das poucas enfermidades psicossomáticas com conseqüências espirituais. Entretanto, um mal igualmente patológico tem se disseminado de forma tão impactante quanto a depressão nos últimos tempos, sem que seja encarado com a mesma seriedade. Trata-se do Narcisismo, a doença do ego, que faz com que as pessoas tenham uma percepção equivocada a respeito de si mesmas, e de sua posição com relação aos outros.
O Dicionário Brasileiro Globo, de Francisco Fernandes e Celso Pedro Luft, define Narcisismo como “estado em que a libido é dirigida ao próprio ego”. Noutras palavras, é um estado psicológico em que o ser humano é incapaz de amar outra pessoa além de si mesma. O nome desta doença vem da lenda de Narciso, jovem da mitologia romana que foi condenado a passar a eternidade admirando sua face na superfície de um lago. Desta forma, o narcisista é, basicamente, alguém cujo mundo interior gira em torno da própria imagem, e da satisfação com suas pretensas qualidades. Como disse Chico Buarque na canção Avenida São João, “Narciso acha feio o que não é espelho”.
Normalmente, costumamos associar o narcisismo a um mero desvio de caráter ou personalidade. Entretanto, trata-se de uma enfermidade reconhecida como tal pelo Catálogo Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde. Ou seja, o narcisista é, antes de tudo, um doente, alguém que não consegue estabelecer um relacionamento sadio com as pessoas, consigo mesmo e com Deus, o que sem dúvida, é muito mais grave.
O senso comum costuma acreditar que o narcisista é alguém que exagerou na sua boa auto-estima, mas os psicólogos costumam dizer que é exatamente o contrário. É justamente sua profunda insegurança emocional que faz nascer em seu coração uma necessidade doentia por aplausos. O narcisismo é, antes de tudo, a extrapolação de um ego inseguro e insatisfeito, que cobra do universo toda a atenção que julga merecer.
O narcisista simplesmente não consegue se preocupar de verdade com os problemas e interesses de outra pessoa, a menos que estes o afetem diretamente. O narcisista jamais se relaciona de forma saudável com as pessoas, que são vistas apenas como meios para atingir seus objetivos. O narcisista, no contato com os outros, é essencialmente manipulador. E se outras pessoas o contrariam ou desagradam, pode se tornar agressivo, com acessos de raiva e explosões de violência. Sua necessidade patológica de ser o centro das atenções o leva a fazer das pessoas meros objetos para sua própria satisfação.
A Bíblia chama este comportamento de soberba, e associa este mal com a origem do pecado no gênero humano. Se a humildade é a essência do caráter de Cristo, a soberba é a essência do caráter de satanás, que desceu de sua posição de Querubim ungido da guarda justamente por pretender erguer um trono acima das nuvens, e ser semelhante ao Altíssimo. Enquanto Cristo, sendo Deus, esvaziou-se a si mesmo, satanás chegou a propor ao próprio Cristo que o adorasse.
É preciso, porém, reconhecer que os cristãos, mesmo devendo imitar a Cristo em tudo, não estão imunes da moléstia narcisista. Pelo contrário, é forçoso reconhecer que nos últimos tempos, temos convivido com surtos de narcisismo nos altares, entre músicos, levitas e até mesmo pastores, ás vezes mais ciosos de sua própria reputação do que do Evangelho de Cristo. Cristãos murmuradores, que tem um relacionamento doentio com Deus, pretendendo manipula-lo em favor de seus próprios benefícios. Irmãos que se traem uns aos outros para levar algum tipo de vantagem, até mesmo ministerial. Competitividade exacerbada, destrutiva e desagregadora.
É importante salientar que o narcisismo não se manifesta somente através das conhecidas atitudes de arrogância e superioridade. Num país como o Brasil, onde o desejo de crescer é visto culturalmente com maus olhos, muitos narcisistas fazem questão de apregoar que são pobres e humildes, para se beneficiar da piedade alheia. São os que gostam de enfatizar que foram ou são muito pobres, os mais humildes dentre os humildes. Agostinho de Hipona, o grande teólogo da Era Patrística, definia este estratagema como “concupiscência da virtude”, ou seja, uma virtude falsa, contaminada, carnal.
A medicina sustenta que o destino certo de um narcisista que não busca tratamento é a auto-destruição, e a Bíblia concorda com isto. Entre tantos exemplos, o livro de Daniel nos narra a trajetória de Nabucodonosor, rei da Babilônia, a quem Deus, por seu arbítrio, concedeu o comando de um dos maiores impérios da História. Reis e outras pessoas investidas de autoridade são muito suscetíveis ao narcisismo, e por isto Nabucodonosor tornou-se altivo e arrogante. Deixemos que a Bíblia nos conte qual foi o resultado disto:
“Foi expulso dentre os filhos dos homens, o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; deram-lhe a comer erva como aos bois, e do orvalho do céu foi molhado seu corpo, até que lhe cresceram os cabelos como as penas da águia, e as unhas, como as das aves, até que conheceu que DEUS, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens e a quem quer constitui sobre ele”. (Daniel 5.21).
Muitas vezes, o tratamento que Deus dispensa para a cura do narcisista é o rebaixamento radical do seu ego. Aliás, a queda é vista tanto pelo campo da ciência quanto pelo da fé, como conseqüência quase inevitável desta doença. “Aquele que se exalta será humilhado, mas aquele que se humilha será exaltado”. Foi o que aconteceu com um fariseu de Tarso da Cilícia, região ao sul da moderna Turquia, que só se tornou o grande apóstolo Paulo (“pequeno”, em grego) depois de, literalmente, “cair do cavalo” e ter um encontro com Cristo no caminho de Damasco.
Muitas pessoas, justamente por seu desvio narcíseo, não compreendem o tratamento espiritual de Deus através de lutas e turbulências. Elas acabam se tornando necessárias para moldar o ego, ajustar o caráter e recolocar o ser humano no lugar que Deus se agrada. A grande esperança, todavia, para esta situação está na Obra Redentora feita por Jesus Cristo. Quando um coração se arrepende (ou seja, toma a decisão de mudar), Deus o transforma na sua essência, trocando o senso de superioridade pela dependência do Espírito Santo; a manipulação dos outros pelo serviço ao outro; o amor a si mesmo pela adoração a Deus.
Vinde pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que seus pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”. (Isaías 1;18).

Que esta seja a nossa esperança, todos os dias!
Deus te abençoe abundantemente.

19 comentários:

  1. O narcisismo pode ser apenas uma das muitas portas para diversas "patias" que fazem doentes de corpo e alma bilhões de pessoas ao redor do mundo.

    ResponderExcluir
  2. É...o pecado da Soberba é o maior pecado que existe, isto é, o ser humano querer ser mais do que tudo, até do que Deus, enfim...
    Enquanto houver pessoas assim, nosso mundo nunca vai pra frente...

    ResponderExcluir
  3. Sou budista, mas desejo-lhe sorte para com o seu público

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  4. Oi Pastor!
    Esse post foi muito importante pra mim!
    Preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  5. texto fantástico! sábias palavras...

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma pessoa muito próxima assim. Creio q ainda tera um encontro real com Deus, assim como Nabucodonosor e Paulo, acontecerá a transformação

    ResponderExcluir
  7. Convivo com uma pessoas com estas caracteristicas amai de 30 anos isso tem algum tratamento e cura?

    ResponderExcluir
  8. Paulo não "caiu do cavalo". Não há menção de cavalo no texto bíblico.

    ResponderExcluir
  9. Será que Deus pode curar um narcisista? Eu era amigada com um, no início do relacionamento uma profetiza me disse que era laço, eu não obedeci, me juntei e tive uma bebê com ele, descobri o transtorno e o mandei embora, alguns dizem ser demônios. Será que Deus pode muda lo e restituirmos nossa família?? Estou desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivi com um homem assim por 3 anos,quase me matou emocionalmente,ao contrário de você ,uma profetiza disse que Deus ia tratar com ele!eu ainda não desisti,e estou buscando mais de Deus.estamos a 1 ano separados mais voltamos a ser amigos!se Deus quiser me usar pra salva lo...Eis me aqui!não desista!

      Excluir
  10. Amei o texto, me ajudou muito no momento em que estou vivendo.

    ResponderExcluir
  11. Gente, caiam na real, narcisistas não mudam e só pioram com o passar do tempo. Minha mãe narcisista psicopata, produzida e engarrafada por Satanás manipulou tanto eu que sou o Bode Expiatório, quanto o filho Dourado ao fracasso. Como ela é perversamente oculta, demorei 47 pra descobrir. Agora ela me descartou e usa o Dourado e seus Macacos Voadores pra acabar de me destruir. Até desconfio que ela matou o meu pai.
    Arrogante, mitômano, dissimulada e se faz de vítima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeça a Deus que ela te descartou! Bem que eu queria que a minha mãe tb me descartasse! E como vc disse, narcisista não muda!

      Excluir
  12. Muito bom esse texto. Quando começamos a mergulhar no assunto vemos que o narcisista é realmente o soberbo, gostei da colocação do Rei Nabucodonosor, ele era soberbo,ficou louco mas Deus o libertou quando ele admitiu "Só o Senhor é Deus", ao admitir, o rei tira os olhos do ego e exalta alguém maior que ele, Deus é claro. Portanto, por mais que seja assustador, há cura sim, nem que pra isso tenham que sofrer muito.
    Todos nós temos uma centelha narcisista,o pecado tirou essa dependência que temos que ter de Deus.
    Voltando ao rei: foi exatamente o rei que jogou os três na fornalha pq não se dobraram a imagem dele.Que espécie de loucura é essa que faz um ser humano fazer uma imagem dele próprio e ainda exigir adoração?
    A nossa sociedade ainda aplaude pessoas assim
    Eu creio que Deus usa essas pessoas pra nos levar a morte do ego. Eles são mestres em fazer sofrer e o sofrimento molda o caráter, desejo que essa patologia seja curada nas pessoas com esse desvio, Deus pode tudo.
    Aliás, a Bíblia mesmo fala que nós humanos, todos nós nos desviamos de Deus e buscamos nossos próprios caminhos.
    Cair nas mãos de Deus é perigoso.
    Ele é o PODER!

    ResponderExcluir
  13. Descobri a um mês que minha mãe e narcisista. Ela acabou com a vida do meu pai desuniu toda família. Eu era o bode expiatório estou doente. Pesando 40 kilos com depressão.comecei terapia e firme com Deus pra ver se consigo superar tudo isso. Estou só porque ela jogou todo mundo contra mim.nunca mais quero vê-la. Morreu pra mim.pior coisa que pode acontecer na vida é ter uma mãe assim.so Deus pode ajudá-la. Eu quero distância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem o que é isso, sou filha e irmã de narcisista! Sei que é difícil o que irei escrever, mas, ainda que vc não mantenha contato com sua mãe, se vc não a perdoar, jamais será curada e liberta! Vc tem que eliminar o ódio que sente dela por meio do perdão! Isso não significa que vc tem que ser amiga dela e nem estar perto dela, mas, vc tem que perdoar!

      Excluir
  14. Amar alguém narcisista dói , só Jesus para quebrar o ego deles e mudar se pedirem ajuda! porque no fundo são pessoas infelizes ,cheia de soberba.Eles não enxergam você como pessoa,mas como objeto pra brincar e jogar fora .Contato zero ,Eles adoecem as pessoas .
    Instrumentos de Satanás.

    ResponderExcluir