sexta-feira, 25 de junho de 2010

A Pergunta de Isaque


Pintura de Laurence de la Hire, 1650

“Então Isaque perguntou a Abraão, seu pai: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?”. - Gênesis 22.7

Um dos textos mais impactantes e conhecidos do Antigo Testamento é a narrativa de Gênesis 22, onde Deus exige de Abraão que ofereça Isaque, seu filho predileto, em sacrifício. Apesar de consternado, Abraão obedece e prepara tudo – mantimentos, transporte, e o próprio filho – para o sacrifício que deveria ser feito no monte Moriá. O sacrifício não foi consumado por intervenção direta de Deus, que vendo a obediência e a fé de Abraão, recompensou-o com a promessa de se tornar ‘Pai de Muitas Nações’. Os sábios judeus chamam este episódio de “Akedá”, e louvam tanto a obediência de Abraão quanto a coragem de Isaque, pois no entendimento da tradição judaica, o jovem teria pressentido que se tratava de um sacrifício a Deus, e se submetido.
De fato, temos motivos para crer que Isaque seria capaz desta perspicácia, pois em determinado momento da caminhada, é ele que faz uma pergunta que certamente colocou um nó na garganta do velho Abraão: “Pai, estou vendo a lenha e estou vendo o fogo, mas onde está o cordeiro?”.
O costume de oferecer cordeiros em sacrifício a Deus, encarado pelos judeus antigos como uma ordenança sagrada, apontava para o sacrifício em que Jesus, séculos mais tarde, ofereceria sua própria vida por nossos pecados. Não por acaso, João Batista o apresentou à Galiléia como “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.
É por isso mesmo que a pergunta feita por Isaque a Abraão permanece atual nos dias de hoje. A igreja de nossos dias pratica um culto triunfalista, onde o centro da adoração não é mais Jesus, o Cordeiro de Deus, mas sim os desejos e angústias dos homens. As pessoas são incentivadas a ir à Casa de Deus para buscar soluções para seus males, como quem toma um profilático qualquer, mas e quanto ao Cordeiro? Existe lenha (materialismo), e existe até fogo (manifestações pentecostais), mas onde está o Cordeiro?
Felizmente, podemos confiar na resposta que Abraão, sabiamente, ofereceu a Isaque: “Deus proverá o Cordeiro”. Ainda que nos dias de hoje muitos líderes prefiram oferecer soluções enganosamente fáceis e uma teologia sacrificial que nada tem a ver com o Evangelho da Graça, o Cordeiro sempre se manifestará a todo aquele que se dispuser a viver com Cristo no centro de sua vida, de suas prioridades, de suas escolhas.
Ele mesmo nos avisou que o caminho seria estreito. Mas se andarmos com o Cordeiro, estaremos sempre na melhor companhia.

Que Deus te abençoe abundantamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário