terça-feira, 1 de março de 2011

Sai pra lá, Jezabel!


Mesmo quem nunca leu a Bíblia certamente já ouviu falar a respeito de um dos seus personagens mais complexos: Jezabel, a filha do imperador dos sidônios, que casou-se com o rei Acab, de Judá. Embora seu nome seja muito associado à devassidão, sua principal característica era o autoritarismo. Durante o reinado de Acab, um homem débil e sem autoridade, foi Jezabel quem exerceu o governo de fato, ordenando inclusive a matança de profetas, sacerdotes e todos quantos cruzassem seu caminho
Existe neste mundo pós-moderno, um comportamento que o sábio pastor Robert Morris denominou “síndrome de Jezabel”. Trata-se de uma distorção de personalidade que torna certas pessoas predispostas a ferir os outros em seus relacionamentos interpessoais, e mais do que isso, ferir constantemente a si mesmos.
O Dr. Morris menciona algumas características de quem tem esta síndrome: Orgulho, manipulação, controle e intimidação. Existe alguém que você trema só de pensar em ter que falar com ele? Há alguém que faz você se sentir desconfortável pela forma como, sutilmente, te intimida?
Eventuais vítimas destas pessoas podem padecer de muitos males. A primeira característica é o Medo. Em 2ª Reis 19, vemos que o grande profeta Elias foi valente para enfrentar 450 profetas de Baal, mas fugiu como uma lebre diante da ameaça desta mulher.
Outra característica é o isolamento. Elias fugiu para o deserto. Uma pessoa autoritária vai sempre tentar te isolar de todas as formas possíveis.
Outra característica é a exaustão. Jó, oprimido por uma enfermidade, narra a dificuldade para dormir. Por fim, esta opressão produz a depressão. Elias e Davi tiveram desejo de morrer. Pensamentos de suicídio são recorrentes em quem sofre este tipo de opressão.
Como superar esta situação? Na Bíblia, Elias ouviu a voz de Deus, foi suprido por Ele e ungiu um novo rei e um novo profeta. A solução, portanto, é clara: Institua novos parâmetros na sua vida e não tolere mais o Espírito de Jezabel. Rompa com esta armadilha que te persuade pelo medo, controle e intimidação. Se você tem falhado nesta área, ore e peça perdão a Deus, e seja Livre.
Deus te abençoe abundantemente.

8 comentários:

  1. Adorei saber um pouco mais sobre a tão malfadada Jezebel.

    Bem interessante, Parabéns!

    ;D

    ResponderExcluir
  2. Olá, Não conhecia muito de jezebel.
    Escreva sobre outros personagens biblicos.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. muito interessante, cada vez aprendo mais nesses blogs


    http://bajseries.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Prezado Pr. Cláudio Moreira.
    Conheci o irmão através do blog do bispo Hermes Fernandes, no qual opinei sobre o tema: Entre blocos e retiros, onde fiz uma pequena reflexão sobre Evangelismo no Carnaval.
    Ao encontrar seu Blog, percebi tratar-se de uma pessoa intelectualizada, além de ser seguidor de Cristo.
    Quanto a revolução reinista do irmão Hermes Fernandes, permita-me arriscar um pequeno comentário: parece-me divagações aleatórias de quem pretende falar tudo sobre o nada e nada sobre o tudo.

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Um abraço do Discípulo de Cristo.

    Paz Seja Contigo !!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente o medo é uma porta aberta para que o diabo, tenha legalidade em nossas vidas.
    Temos que deixar o Amor (JESUS) reinar em nossos corações para que esta porta mantenha-se fechada para o medo, e sempre aberta para a santificação.

    "No amor não existe medo; antes o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor". I João 4. 18.

    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    ***Shalom***

    ResponderExcluir
  6. Prezado Pr. Cláudio Moreira.
    Já respondi no meu blog, o seu questionamento sobre o tema: Pena de Morte.
    Gostaria que o irmão retornasse a visita e se possível fizesse um novo comentário em resposta ao meu.

    Um abraço do Discípulo de Cristo.

    Paz Seja Contigo!!!

    ResponderExcluir
  7. Meu caro, se eu te disse que existe uma Jezabel na minha vida voc~e acredita?
    É terrivel ter de conviver com pessoas assim, principalmente no ministério.
    Gostei muito do post.
    Deus continue te abençoando, para que vc continue nos abençoando.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Acredito sim, Tiago... Na verdade, esse espírito de liderança opressora é uma lamentável e cada vez mais difundida característica de um certo modelo eclesiástico, a cada ano mais influente.

    Minha oração é que este texto possa motivar a muitos a não tolerar essa ação maligna.

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir