segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sou Evangélico, mas não voto em Marina Silva



Sou forçado a, mais uma vez, pedir licença aos habituais leitores dos escritos devocionais deste espaço para, mais uma vez, tocar no árido terreno do cotidiano que nos cerca. Faço isso por julgar extremamente necessário. Quem quiser ir adiante na leitura, entenderá.


Uma certa onda de empolgação começa a se avolumar nas fileiras evangélicas, com o anúncio da pré-candidatura de Marina Silva à presidência da República pelo Partido Verde. Muito em breve, em se confirmando a notícia, surgirão comitês “evangélicos” pró-Marina, fazendo par com a militância ambientalista, de quem a ex-ministra se transformou em uma espécie de “símbolo”. É justamente por isso que a hipótese coloca tanto terror na candidatura de Dilma Rousseff, pois, se Marina estiver mesmo no páreo, muito do seu discurso simbólico perde o encanto frente a uma candidatura que é a própria encarnação das utopias da esquerda: mulher, com passado pobre, e ainda por cima, uma filha dos “povos da floresta”, para delírio das Ongs que contam com dinheiro europeu a fundo perdido.
Marina Silva é membro da Assembléia de Deus, a maior denominação pentecostal do país. Vale relembrar que a igreja de Marina é vista como uma espécie de reserva moral da igreja pentecostal, o que não é pouco, num cenário onde pululam as Universal e Renascer em Cristo da vida. Ano que vem, a se confirmar uma candidatura de Marina, veremos cenas que já foram vistas em eleições anteriores: pastores evangélicos desesperados para figurar como “papagaio-de-pirata” da candidata em eventos públicos, panfletos sugerindo que “irmão vota em irmão”, e outras cenas já vistas na campanha de Anthony Garotinho em 2002.
É prevendo isso que, num gesto solitário de quem não está acostumado ao espírito-de-manada que volta e meia toma conta do rebanho pentecostal que aviso: sou pastor evangélico, sou pentecostal, e apesar disso, NÃO VOTO em Marina Silva para a Presidência da República em 2010.
Não voto, porque não concordo com o discurso autoritário de que se deva votar em uma candidatura simplesmente por que a mesma se apresenta como ‘evangélica’, sem que se leve em conta sua biografia e as idéias que defende.
Não voto, porque Marina Silva sempre fez par com o pior tipo de ambientalismo – o que defende o imobilismo completo dos recursos naturais, em detrimento do desenvolvimento.
Não voto, porque Marina Silva está comprometida com Organizações indigenistas que defendem a falácia do “multiculturalismo”, em nome do qual se deveria tolerar o uso de psicotrópicos e o assassinato de bebês dentro de aldeias indígenas, somente porque “é típico da cultura deles”.
Não voto, porque Marina Silva e seu pupilo Carlos Minc costumam simplificar de forma grosseira as soluções para o meio ambiente, elegendo o agronegócio e os produtores rurais como inimigos. É mais fácil falar mal de quem planta soja do que prender quem desmata ilegalmente.
Não voto, porque Marina Silva defende o decreto irresponsável da Reserva Legal, que simplesmente congela 20% das propriedades rurais do Rio Grande do Sul sob o falso pretexto de preservação, o que resultará na queda de 20% do PIB rural e em desemprego.
Não voto, porque Marina Silva é defensora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, uma organização que invade, que rouba, que pratica cárcere privado, esbulho possessório e assassinatos, tudo isso debaixo de uma mística pretensamente religiosa.
Não voto, porque Marina Silva tem o apoio de organizações e partidos defensores do aborto e de outras bandeiras do relativismo moral.
Marina Silva não me representa. E certamente não representará a muitos que concordam com este artigo.

16 comentários:

  1. Acho esta mulher muito radical, quer resolver tudo na força bruta, não é assim, temos que exercer a democracia.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net
    www.twitter.com/blogdorubinho

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu já não votaria nela só por ser do PV.

    O fato de ser evangélica não muda em nada pra mim. Inclusive, se tem uma coisa que me tira do sério é ver pessoas usando o nome de Deus pra se promover. Ela não tem a mínima chance de ganhar essas eleições.

    Abraço!
    Gabriel.

    ResponderExcluir
  3. Não sei muito de política mas já ouvi falarem que não presta mesmo essa mulher...
    Ela não tem a mínima chance de ganhar essas eleições [2]

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que ela não tem condições de ganhar essa eleição não... A postura que ela aparentou passar no comando do miniterio do meio ambiente, foi fragil, fraca, não possui força suficiente pra comandar um país e suas complexidades com o mundo... Ela sendo evangelica ou não, não muda em nada pra mim, alias se ela usasse o nome de Deus pra se promover, seria um ponto contra, seria lamentavel..
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. bom, como moro na Bahia estou por fora...
    mas posso falar que as situações não devem der tradadas de forma massificada.

    ResponderExcluir
  6. Olá, pastor!

    Como um profissional de comunicação, sou a favor da liberdade de expressão. Por isso, não vejo problemas em pessoas com regras de tradição mais firmes que as minhas postem vídeos expressando suas crenças no Youtube. Da mesma forma, sinto-me no direito de discordar de tais regras e expressar minha discordância em meu blog.

    Como cristão, respeito profundamente toda e qualquer crença religiosa, seja cristã, judaica, muçulmana, tanto faz. Assim como temos liberdade de expressar nossas crenças, temos liberdade de crer. O que eu acho que suja o nome de todas as igrejas evangélicas é a comercialização da fé, cuja história no Brasil é protagonizada pelo Bispo Edir Macedo. Essas mesmas crenças são usadas como brincadeira para benefício próprio, e isso eu não aceito.

    O vídeo que eu postei no meu blog foi uma mistura de crítica à comercialização da fé com uma brincadeira de um cristão que se dá ao direito de usar piercing e sair de casa antes de casar. Assim como essas mulheres têm o direito de expressar suas crenças tradicionalistas, eu tenho o direito de achar engraçado, como muito cristão acha os muçulmanos ou os ateus engraçados.

    O problema da nossa igreja (quando falo igreja, é de todas as igrejas evangélicas, não somente as pentecostais) é que o amor de Deus sobe às nossas cabeças e nós acabamos nos gabando de uma coisa que não é nossa, e sim de Deus: o seu amor e a sua misericórdia. Então, como cristão, eu acredito que tenho mais liberdade ainda de criticar meu próprio povo, assim como o pobre faz piada com a própria desgraça ou os homossexuais fazem piada com sua sexualidade.

    Desculpe ter falado demais, é que eu tinha muito pra falar.

    Abraço.
    Gabriel.

    ResponderExcluir
  7. Felizmente a Marina provou ao autor deste post, que ela não é como os outros políticos. Não há nenhum pastor falando em cultos ou evangélicos correndo atrás de votos por ela. A decisão de não misturar a política com a religião foi da propria Marina.
    Espero q o senhor tenha percebido q não conhece a Marina E POR ISSO deve dar mais uma chance a ela antes de decidir o seu voto.

    *Em agosto do ano passado eu tb não gostava dela, mas pesquisando, ela me conquistou e me conquista a cada dia.

    ResponderExcluir
  8. Entendo a posição do pastor quando diz que não vota em Marina Silva porque não concorda com o discurso autoritário de que se deva votar em uma candidatura simplesmente por que a mesma se apresenta como evangélica. Quanto às outras razões, no entanto, o pastor vai permitir-me alguns comentários. Não creio que Marina Silva tenha feito par com o ambientalismo que defende o imobilismo completo dos recursos naturais em detrimento do desenvolvimento. Fiquei agradavelmente surpreso quando ela, discordando da posição de muitos ambientalistas, declarou-se favorável à transposição do Rio São Francisco.
    Também não concordo que Marina Silva esteja comprometida com Organizações indigenistas que defendem o assassinato de bebês dentro de aldeias indígenas, somente porque “é típico da cultura deles”. Pelo contrário: é conhecida a posição de Marina contra o aborto, até mesmo o chamado aborto profilático, que se deseja legalizar, que defende o assassinato dos bebês sem cérebro.
    Não creio que Carlos Minc seja "pupilo" de Marina, mesmo porque se o fosse, Lula não a demitiria para nomeá-lo. Muito menos, jamais vi Marina se referir aos empresários do agronegócio como "inimigos".
    Admito que o decreto da Reserva Legal comporte estudos e até mesmo alterações, mas daí a qualificá-lo de irresponsável vai uma distância enorme. Se formos acabar com a Reserva Legal, estaremos condenando as gerações futuras a viverem em um país sujeito aos mais inesperados cataclismas em decorrência da inexistência de mata até mesmo para proteção de nossos mananciais de água doce.
    Concordo que o MST tenha cometido excessos, mas combater seu objetivo, que é o da reforma agrária em um país onde há muita gente sem terra e muita terra sem gente, é o mesmo que querer acabar com o policiamento nas cidades porque alguns policiais cometem arbitrariedades. Se os Estados Unidos não tivessem feito uma ampla reforma agrária, hoje não seriam os maiores produtores de grãos do planeta.
    Por tudo isso, digo que não há motivo para forçar os evangélicos a votar em Marina Silva, mas digo também que não é preciso ser evangélico para votar em Marina Silva.

    ResponderExcluir
  9. Tenho certeza que avaliando bem os candidatos o pr. ainda vai mudar de opinião,
    E reconhecer que errou por precipitação, porque persistir no erro ou é burrice ou orgulho.

    ResponderExcluir
  10. Este singelo texto foi escrito em agosto de 2009. Lá se vão mais de sete meses, e a lavra rude deste modesto (!) escriba, ainda repercute e gera comentários.

    Especialmente porque as ações posteriores da cidadã Marina Silva, ainda estão por desmentir o que vai escrito.

    Paulo Afonso, um dos que comentou este texto, diz que 'concorda' comigo quando diz rejeitar essa idéia de 'pastor que vota em pastor'. Daí pra diante, discorda de todo o resto, provavelmente porque não seja evangélico. Todo o universo simbólico a que Paulo Afonso remete é a metafísica das esquerdas, que fica evidente em trechos como este:

    'Concordo que o MST tenha cometido excessos, mas combater seu objetivo, que é o da reforma agrária em um país onde há muita gente sem terra e muita terra sem gente, é o mesmo que querer acabar com o policiamento nas cidades porque alguns policiais cometem arbitrariedades'.

    Que poético isso..´mas quem foi que disse que ainda tem terra ociosa nesse país? E quem foi que disse que existem, de fato, sem-terra? O percentual de pessoas desprovidas da terra e realmente provenientes do campo, é cada vez mais ínfimo na média nacional. O que temos é um movimento que depreda, rouba e mata. E Marina ainda está a nos dever explicações 'evangélicas' sobre seu apoio a esta organização terrorista.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, pastor. Esta postagem é prova cabal de que, ao contrário de muitos, o que o senhor diz aqui, não muda ali. Homem de palavra.
    E eu não voto na Marina porque ela se diz "amiga de longa data de Serra". Não por ser amiga, mas por alardear isso somente agora, que não pertence ao governo petista.
    Paz na Terra aos homens de boa vontade - e o senhor é um deles.

    ResponderExcluir
  12. Ola Pastor cheguei ao teu blog pelo link no tijolaço. Bom sobre votar em Marina, primeiramente tbm sou evangelico, gosto da Marina, admiro sua trajetoria de vida, seu exemplo como pessoa, e se até outubro não aparecer outra opção viavel, vou votar sim em Marina Silva, pq sinceramente é a menos pior (se é que existe esse termo na lingua portuguesa... heheheh)e sim porque ela é evangélica e temos de ter um representante da nossa mesma fé governando esse país.
    Ai sim quem sabe um dia poderemos dizer:
    O Brasil é do Senhor Jesus !!!

    Abçs

    Fred Campos

    ResponderExcluir
  13. ola!!!!! caro pastor e amigos do blog
    se formos comparar os canditados, fico com marina, pela postura de como e colocada as politicas publicas da saude, da educaçao e do meio ambiente..., pela ideologia e a historia politica dessa mulher, ela nao esta usando em nenhum momento o grupo ou entidade religiosa «evangelicos« mas sim ela esta mostrando a sua indentidade e isso cada um pode e tem o direito de fazer e de deixar como eu tambem sou catolico,adoro minha familia isso e identidade, e ela deixa isso bem claro, pois todo ser humano tem uma identidade, e composto de uma historia, de um contexto cultural ou dogmatico. por isso que ela perdendo ou ganhando meu voto e conciente e bem avaliado.

    ResponderExcluir
  14. bando de cobras peçonhetas, por issu que depois estão ai chorando porque eles irão aprovar as leis que desafiam a igreja a se calar, votam apenas por um prato de comida ou coisa parecida, união não tem sido o forte dos evangélicos

    ResponderExcluir
  15. Pr. Cláudio Moreira,
    o senhor ainda pensa da mesma forma sobre a Marina Silva?


    ps. gostaria de uma resposta.

    ResponderExcluir
  16. entao ja q disse q não vota na marina deixa eles aprovarem a lei da mordaça e a lei do aborto,não e mesmo q sabe assim vocês gostam

    ResponderExcluir