sexta-feira, 11 de junho de 2010

Usurpadores do Trono?


Então Adonias, filho de Hagite, se levantou, dizendo: Eu reinarei. E preparou carros, e cavaleiros, e cinqüenta homens, que corressem adiante dele (1ª Reis, 1:5)

Ao longo de seu profícuo reinado sobre a terra de Israel, o rei Davi, que gostava de chamar a si mesmo de ‘mavioso salmista de Israel’, sofreu duas tentativas frustradas de lhe tirarem o poder real. Curiosamente, as duas foram protagonizadas por filhos seus: Absalão e Adonias.
Absalão era o filho mais belo e mais carismático do já maduro rei Davi, e conta a Bíblia que ele iniciou sutilmente seu plano de tomar o poder, contribuindo para gerar um sentimento de revolta no povo. Se posicionava estrategicamente à porta do Palácio, para receber a todos os que pretendiam ser ouvidos pelo rei, e abraçava ao povo simples que para lá acorria. Aos poucos, muitos do povo passaram a supor que, talvez, Absalão desse um rei melhor que seu pai Davi. Por algum tempo, ele de fato conseguiu usurpar o Trono, mas acabou encontrando a morte pelas mãos do general Joabe, fiel aliado de Davi.
Muitos anos mais tarde, Davi já era bastante idoso, e os seus ministros saíram em busca de uma mulher que o aquecesse. Encontraram a jovem Abisague, sunamita a quem a Bíblia descreve como ‘formosa’. Pouco depois do surgimento de Abisague no Palácio, Adonias resolve que precisava reinar urgentemente, e tenta liderar uma mobilização política para fazê-lo rei da nação. A intervenção de Bate-Seba, mãe de Salomão, foi decisiva para que Davi coroasse, em vida, ao filho Salomão, a quem Deus havia prometido o trono. Passado algum tempo, Adonias vai a Bate-Seba e pede que, já que não ficou com o trono, ao menos pudesse ter Abisague, a criada de Davi, como esposa.
O contexto deixa claro que a razão que motivou Adonias a querer usurpar o Trono de Davi foi a paixão por Abisague, que tinha a tarefa de cuidar de um homem idoso. Salomão considerou o pedido um verdadeiro absurdo, e Adonias encontrou a morte.
É importante destacar que a Bíblia apresenta Davi como ‘um homem segundo o coração de Deus’. Portanto, é perfeitamente coerente analisarmos este episódio á luz das nossas prioridades, pois muitos cristãos tem usurpado, todos os dias, um trono que pertence a Deus. Uns, como Absalão, pelo desejo de poder. Outros, como Adonias, pela luxúria.
A ninguém cabe usurpar o Trono e a Autoridade de Deus nas nossas vidas. Quando ministros de Deus, que se apresentam como servos de Cristo, comportam-se como ladrões do rebanho, estão abusando de uma autoridade que não lhes pertence. Quando usam os velhos e surrados chavões do estilo ‘quem manda aqui sou eu’, estão deixando do lado de fora aquele que efetivamente deveria mandar: o Espírito Santo.
Quer ser bem sucedido e viver muitos anos? Deixe intacto o lugar que pertence a Deus na sua vida, e não tente assumir um controle que pertence a Ele. Confie plenamente em sua Autoridade, e Ele te guiará por veredas tranqüilas.
O Senhor Jesus te abençoe abundantemente.

Um comentário:

  1. O Pastor Cláudio Moreira não é Cristo. (e isso não é demérito)

    Mas só é pastor por causa de Cristo. (isso também não é demérito)

    Por que o Pastor não é “o Pastor”?

    Porque o Pastor não existe sem Cristo.

    ResponderExcluir