sábado, 27 de junho de 2009

Gerando Frutos




“Eu Sou a videira, e vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5)

O Evangelho de João, último dos quatro testemunhos bíblicos sobre a vida de Jesus a ser escrito, apresenta um relato profundamente instigante, tanto do ponto de vista espiritual quanto psicológico: ciente da cruz que o aguarda, Jesus encontra ainda um tempo (longo tempo, se dermos crédito às Escrituras) para consolar e confortar os seus discípulos. Jesus tinha estado com eles na última ceia, e acabava de revelar-lhes o que aconteceria nas horas seguintes. Mesmo carregando no peito aflições indescritíveis pelo iminente tormento físico e por suportar o peso espiritual de todos os pecados da humanidade na cruz, Jesus prioriza falar ao coração dos seus apóstolos, deixando-lhes suas últimas palavras de consolo, numa seqüência que vai do capítulo 14 ao 17, e que se encerra com uma oração, onde Jesus abençoa os apóstolos e pede forças para os momentos finais. Esta longa seqüência começa com a expressão: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, credes também em mim” (João 14:1) .
É fundamental olharmos com atenção para estes textos, que contém as últimas palavras de Jesus aos discípulos antes da cruz. Invariavelmente, alguém que sabe que vai partir reúne os familiares e amigos queridos para deixar-lhes suas últimas palavras, com recomendações especiais para seus filhos sobre como gostaria que se portassem no futuro. Como não poderia ser diferente, nestes instantes finais, Jesus deixa uma palavra de encorajamento, e um segredo profundo que quase passa despercebido ao leitor desatento: a forma mais segura de manter um relacionamento perene com Deus: “Eu Sou a videira, e vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).
Aqui, Jesus nos deixa uma lição: o segredo que nos garante o crescimento na vida cristã é somente permanecer ligado a Ele, como um ramo permanece ligado à videira. Bem sabemos que um ramo não pode gerar frutos de si mesmo, se não estiver ligado à videira, de onde receberá a seiva para gerar fruto. Muitos de nós achamos que, para gerar frutos na vida cristã, precisamos fazer longas orações, jejuns e se envolver na prática de boas obras. Tudo isto é válido, mas isso não é causa, e sim conseqüência, de uma vida cristã sadia e eficaz. Tal como o ramo não pode, sozinho, produzir seiva e fruto para si, o cristão não tem como, por seus próprios esforços, atrair o favor de Deus para si. Tudo o que Ele requer de nós é que estejamos ligados à Ele, assumindo nossa dependência de Cristo para prosseguir.. Se de fato fizermos isso, certamente seremos alimentados todos os dias pela seiva do Espírito Santo.
Deus te abençoe abundantemente.

4 comentários:

  1. Com certeza, temos que seguir os mandamentos d'Ele, pois somente Ele nos salva. Só Jesus Cristo pode nos salvar da morte eterna, mesmo.
    Parabéns pelo blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!
    Assumir que somos dependentes dEle é algo essencial para nosso crescimento espiritual.
    É Ele quem nos ajuda a cada momento. A reflexão foi maravilhosa, quando toca nesse ponto da dependência. Pois o que seremos sem Ele? Onde chegaremos?

    ResponderExcluir
  3. bellissimo texto prbns seu blog e
    lindo .

    ResponderExcluir
  4. lindo texto de fato presisamos estar ligados no senhor , sermos dependentes dele reconhemos , que nosso esforço sem a força dele operante em nos e simplismente nada , dependencia e reconhermos que todo o nosso esforço , toda nossa força ,so e valido e so produz resultados quando estamos nele , submissos a sua vontade !

    ResponderExcluir