quinta-feira, 25 de junho de 2009

Olhe para a Frente!




Muitas pessoas perdem tempo e dinheiro atrás de conselhos equivocados ou receitas “mágicas” de alguns gurus milionários, que enriquecem proferindo palestras sobre auto-estima e outras obviedades, tudo isso sempre com um aspecto muito “moderno” e “atual”. No entanto, a palavra que hoje quero dirigir a você nesta coluna, pode ser considerada até mesmo antiquada, já que o seu autor, o Rei Salomão, viveu há mais de quatro mil anos. Todavia, nada poderia ser mais atualizado do que estas palavras do livro de Provérbios: “Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direito diante de ti”. (Pv 4:25)
O que o autor desta frase nos sugere, neste vocabulário rebuscado, pode ser compreendido de várias maneiras. Quando diz “os teus olhos olhem para a frente”, Salomão, o homem mais sábio da história, nos ensina que não seremos vitoriosos na vida se não tivermos um objetivo, um foco definido. Quem tem um sonho hoje, outro amanhã, no final das contas não tem sonho nenhum, e por isso não realiza nada.
Outra maneira de se compreender esta pérola bíblica, é que olhando para a frente, não devemos ficar remoendo o passado. Muitas pessoas determinam suas vidas em função do que seus pais foram, ou do que outras pessoas lhe fizeram no passado. Isto é um erro. Se o passado não deu muito certo, o futuro está intacto. Cabe somente a você escreve-lo.
Ao dizer “as tuas pálpebras olhem direito”, Salomão deixa um ensinamento ainda mais profundo, fazendo uma advertência contra os olhares sinuosos e rasteiros. Sabe aquele gênero de pessoa que não olha ninguém nos olhos? Quem, no entanto, deseja fazer a vontade de Deus, deve aprender a olhar firme, como quem fala a verdade, inspirando credibilidade, para poder viver de fato a fé em Jesus, que é digno de toda confiança. Além disso, olhar “direito” significa não se fixar nos homens e seus defeitos, mas na virtude que emana de Deus, o único que não nos decepciona.
Que Deus te abençoe abundantemente.

(Este texto consta no livro "Sementes de Vitória", do pastor Cláudio Moreira

8 comentários:

  1. Gostei do blog, confesso que quando vi o blog pensei que ele seria chato, por o autor ser pastor, mas você consegui transmitir a sua mensagem de maneira suscinta. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas que olham pra frente, não perdem tempo olhando para os lados.
    Olhar para os lados nada mais é do que a metáfora da comparação.
    Ver quem está ao lado, o que ele TEM, o que ele CONSEGUE.
    E quem se preocupa com o TER de quem está ao lado, não olha pra frente.
    Porque é na frente, e não do lado, que está a realização de cada um.
    E pode ter certeza, quem está ao nosso lado, se TEM algo, foi porque olhou pra frente, e não para o lado.
    E para muita gente, TER nada mais é do que CONQUISTAR.
    E conquista é sim, o verdadeiro bem que se adquire com a obstinação.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo blog muito interessante voltarei sempre que possivel

    ResponderExcluir
  4. Pois é.
    E quanta coisa diz um olhar não é mesmo??

    Parabéns pelo post.
    :)

    ResponderExcluir
  5. Que linda mensagem... A Bíblia foi escrita a séculos mais tem toda a sabedoria que necessitamos em todos os dias. É realmente necessário focar nos nossos sonhos para que possamos alcançá-los e com o coração quebrantado, saber como conquista-lo, com olhos de verdade.
    Seguirei seu blog.
    Obrigada pelos comentários no "Tocou" e tenho sim como enriquecedor aquilo que aprendemos ou somos por compartilhar, algo que acredito que nos leva a felicidade é estar em comunhão, em todos os relacionamentos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Um erro do povo, olhar para trás, seja lá qual sentido da palavra você estiver usando... Belas palavras, ótimo conselho para todo mundo!

    Visite:
    http://papeisriscados.blogspot.com/
    &
    http://twitter.com/PCNxD

    ResponderExcluir
  7. Pode estar falando tbm sobre o olhar pra aquilo que não edifica, quando estamos nas ruas e olhamos alguem desviando o olhar da nossa direção habibitual, lembrando que Deus nos dá o alimento diante a nossa necessidade e cirscusntacia!!!!

    ResponderExcluir