sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O que você ama, de fato?



“O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos. (Provérbios 16.9)”

Os capítulos 5 a 7 do Evangelho de Mateus registram uma longa pregação de Jesus que passou para a história como “Sermão da Montanha”. Tal como Moisés, milênios antes, havia apresentado ao povo judeu a Lei de Deus no Monte Sinai, Jesus subia ao monte para falar de uma Nova Lei – A Nova Aliança, dirigida a toda a humanidade. É nesta mensagem que Jesus fala uma verdade aparentemente ingênua, mas que contém uma revelação profunda sobre a condição humana: “Onde estiver o seu tesouro, aí estará também o vosso coração (Mateus 6:21)”.
Esta frase é uma síntese perfeita sobre porque algumas pessoas, mesmo não sendo fiéis a Deus, tem uma vida próspera, enquanto outros, apesar de sua devoção genuína, continuam levando uma vida de fracassos. Nela está a explicação de por que muitas pessoas, mesmo fazendo sacrifícios, orações e toda espécie de prática devocional, não conseguem alcançar as bênçãos que procuram. “Onde estiver o seu tesouro, aí estará também o vosso coração”, ou seja: tudo depende daquilo que predomina na sua vida.
Neste texto bíblico, “tesouro” significa o seu bem mais precioso, aquilo que realmente mais importa na sai vida. Muitas pessoas afirmam que amam a Deus acima de tudo e que sua prioridade é fazer o bem, mas a verdade não está nas nossas palavras, e sim nas nossas ações, pois são elas que revelam nossas verdadeiras prioridades. Se você gasta mais tempo se vingando de seus desafetos do que fazendo o bem à sua própria família, de nada adianta fazer juras de amor à sua mãe, porque o seu tesouro não está em sua família realmente.
Muitas pessoas gostam de passar uma imagem pública de religiosidade, mas basta que alguém ameace seu status ou posição social para que a pessoa se transtorne, usando de violência se necessário. Neste caso, o “tesouro” da pessoa será a posição que ela tem. Muitos chegam a pensar em tirar a própria vida por terem descido na escala social, o que demonstra que o “tesouro” do seu coração está ligado à fama e ao renome.
A proposta de Jesus para nossa vida poderia ser resumida da seguinte forma: Amar as pessoas e usar as coisas. Infelizmente, a cultura pós-moderna ensina o extremo oposto: Amar as coisas e usar as pessoas.
O que você tem amado de fato em sua vida? Examine suas próprias atitudes, sua maneira de pensar, porque talvez seja urgente uma mudança nos seus conceitos. Jesus quer depositar tesouros preciosos no seu coração. Redefina suas prioridades e se abra para a nova vida que Ele quer te conceder.
Deus te abençoe abundantemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário